A Ordem da Estrela do Oriente é uma Organização Paramaçônica e fraternal, onde fazem parte homens Maçons e mulheres acima dos 18 anos, com parentesco maçônico. Não é uma seita, não é uma religião nem uma Sociedade Feminista. Tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo, através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos. Existe entre seus membros um elo fraternal, fazendo-os cada vez mais unidos, criando oportunidades de servir ao próximo sempre que for possível.

Um dos grandes objetivos da Ordem é dar suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e a Ordem Internacional das Filhas de Jó, incentivando-as à liderança, dentro de valores morais.

A Ordem foi fundada em 1850 por Robert Morris, que nasceu em Massachusetts nos Estados Unidos, em 31 de agosto de 1818. Era Advogado e Professor universitário, Mestre Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentucky.

A Estrela do Oriente expandiu-se e hoje está presente em vários países, como: Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, México, Panamá, Filipinas, Japão, Alaska, Porto Rico, Havaí, Brasil e outros.

No Brasil, surgiu em 02 de Agosto de 1997, através dos Irmãos Alberto Mansur e Célia Mansur.

Para se tornar membro, é preciso ser esposa ou viúva, mãe, madrasta, bisavó, avó, sogra, filha, filha adotiva, neta, irmã, sobrinha, nora ou cunhada de Mestre Maçom, e ter no mínimo 18 anos de idade.

Os principais requisitos são: Acreditar em um Ser Supremo; Ser pessoa de boa Conduta Moral; Ter consciência de bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade para que possa fluir a Harmonia.

As reuniões são realizadas em Templos Maçônicos ou Salas Capitulares.

Para formar um Capítulo são necessários 40 membros, sendo 38 senhoras e 2 Mestres Maçons, com o patrocínio de uma ou mais Lojas Maçônicas regulares.

No Ceará, o Primeiro Núcleo, chamado Capítulo Grande Ceará, foi fundado em 20 de Agosto de 2011, sendo seus primeiros dirigentes, como Matriarca e Patriarca, respectivamente, Rose Neide Santos Rodrigues Ernandes e Narciso Dorta Ernandes Filho, este, atual Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará. Atualmente, estão em funcionamento o Capítulo Charlotte Mendenhal, em Fortaleza, o Capítulo Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte e o Capítulo Messias Filgueiras de Macêdo, em Barbalha.